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quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O sentido da vida em Pierre Teilhard de Chardin¹

Teilhard de Chardin constrói sua própria filosofia, nunca vai contra a visão cristã do Universo, ele procura encaixar seu modo de ver o mundo na Teologia católica. Além disso, consegue, de maneira simples e clara, conciliar Ciência, Filosofia e Teologia. Na cosmologia de Teilhard de Chardin, o Universo evolutivo, parte do caos e vai se complexificando até formar novos seres. A lei de complexificação e interiorização tornam-se o elemento essencial para que ocorra a evolução. A matéria nunca é puramente matéria, nem espírito é puramente espírito. Em Chardin, tem-se o Espírito-Matéria, formando todo o “Estofo do Universo”. A matéria ao decorrer do percurso da evolução deve espiritualizar-se. Toda a evolução está em movimento contínuo, caminhamos para além de nós mesmos. O Cristo Universal anima e mantém todo o Universo. Ele é o ponto de convergência da evolução, quando o atingirmos estaremos plenamente prontos. Não é um centro ideal, mas é Real, pode-se sentir sua presença, manifestadas em todos os seres do mundo. O fim acontecerá quando toda a humanidade tiver atingido qualitativamente elementos que o permitirão unir-se ainda mais. Com isso, ocorrerá o coroamento da Terra, convergindo ao Cristo Universal, que se tornará o Cristo Total. Na História da Filosofia existiram várias concepções do homem, isso deu-se por conta dos sucessivos períodos históricos do mundo. No nosso período contemporâneo, os filósofos apreendem apenas uma dimensão do homem para formar seu conceito. A tarefa da Filosofia atual é conceber o ser humano como uma totalidade englobando todas as suas dimensões. Em Teilhard de Chardin, o ser humano, ocupa na evolução o lugar de honra. Dentre os animais, ele é o único privilegiado com a consciência reflexiva, por isso sua capacidade de refletir sobre si e sobre sua realidade. O homem é o ápice e a flecha da evolução. Pela sua ação no mundo, conduz a evolução no caminho que deve andar. A ação humana se irradia a partir do Centro de Convergência, enviando energia para suas ações. Cada homem é um microcosmo, o corpo é a totalidade do Universo nele. O ser humano deve unir-se ao outro, para poder crescer em consciência e com isso aperfeiçoar-se. O homem continua evoluindo, não fisicamente, mas sua evolução agora é em consciência. Na sociedade é que o homem desenvolve suas potencialidades, ele se manifesta nela. O homem não pode isolar-se e não consegue, deve unir-se, a saída para a humanidade dá-se pela união. Teilhard de Chardin tem a percepção do homem, como o Fenômeno humano. Porque procura compreender o ser humano em sua totalidade, pois só assim ele poderá ser entendido. Afasta todo tipo de dualismo. O homem é o mais surpreendente dos seres, por isso somente pode ser visto como um conjunto, unido que não se pode separar ou analisar por apenas uma particularidade. O Cristo Universal é o sentido de todo o Universo, presente em tudo. Temos que estar em comunhão com ele, para podermos progredir e nos consumar nele. A humanidade, como conjunto de todos os homens, também tem um sentido, que é crescer unindo-se, cresce em consciência pela união de seus membros, para avançar até o Ponto de Convergência. O homem para realizar-se como pessoa, necessita de um sentido para sua existência. O universo dá-nos um sentido, mas é necessário que se encontre uma forma, para que se viva este sentido, seja em forma de ação, para a vida. Considerando as idéias acima, conclui-se que o sentido da vida na cosmologia de Teilhard de Chardin, é que o homem, perceba e tome consciência que constitui um todo organizado, devendo ainda crescer, por isso é responsável pelo seu porvir. Desta forma, o sentido da vida é colaborar com o crescimento da humanidade, consequentemente do seu próprio crescimento, deve ser um colaborador da evolução. Cabe a cada ser humano, a partir da sua história e experiências, descobrir a melhor forma de colaborar com a evolução. Projetando uma ação que o realize plenamente, satisfazendo seu desejo de ser - mais. Espero que a obra de Teilhard de Chardin continue a auxiliar, muitas pessoas que amam e tem fé na vida, a ver mais e melhor. Que cada ser consiga, ver que a vida tem sentido, vale a pena e é “bela mesma nas piores circunstâncias”.
1. Texto produzido por: Elvio Vilalba Valejo, Graduado em Filosofia pela UCDB, Professor de Filosofia da Rede estadual de Ensino do Paraná. Bibliografia CHARDIN, Pierre Teilhard de. Ciência e Cristo. Trad.: Efhrain Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1974. . El porvenir del hombre. Trad. Esp.: Carmen Castro. Madri:Taurus, 1962. . La aparición del hombre. Trad. Esp.: Carmen Castro. Madrid: Taurus, 1961. . Mundo, homem e Deus. Textos de Teilhard de Chardin selecionados e comentados. Trad.: José Luiz Archanjo. São Paulo: Cultrix, 1980. . O Fenômeno Humano. Trad.: José Luiz Archanjo. São Paulo: Cultrix, 2005. . O Meio Divino. Ensaio de uma vida interior. Trad.: José Luiz Archanjo. São Paulo: Cultrix, 1981. . Para Aquele que vem. Trad.: José Luiz Archanjo. São Paulo: Morumbi, 1985. . Ser Más. Trad. Esp.: Francisco Perez Gutierrez. Madrid: Taurus, 1974.

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